sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Biblia e a Catequese





Por que a Bíblia é fonte principal da Catequese? 
É a primeira pergunta que é colocada para a nossa reflexão pelo Instrumento de Trabalho da Primeira Semana Brasileira de Catequese. Por que esta pergunta? Por que tradicionalmente a fonte principal de nossa catequese no passado tem sido, em geral, o texto de catequese, ou simplesmente, o catecismo.
A catequese renovada, seguindo toda a renovação da Igreja, procura voltar às fontes. Conforme todo o pensamento da Igreja, hoje a Bíblia lida no contexto da vida, à luz da Tradição e do Magistério da Igreja (Puebla 101; cfr. CT 27), é o livro por excelência da catequese (crf Catequese Renovada 87-88; 154-155; 176).

Mas há ainda uma outra pergunta relacionada com esta: A catequese deve se inspirar nos passos da Revelação. Quais os passos utilizados, preferencialmente, por Deus e como utiliza-los na catequese?

Para compreender o lugar da Bíblia na catequese e o valor da pedagogia de Deus, isto é, dos passos utilizados por Deus na Educação do seu Povo, precisamos refletir sobre a Palavra de Deus. O que é esta Palavra? Como Deus se comunicou aos homens? Onde ela se encontra? Qual a relação que existe entre a Palavra de Deus e a Catequese?

Muitas vezes contatamos a separação entre Fé e Vida, separação entre Mensagem evangélica que a catequese procura transmitir e a realidade da vida com seus problemas e situações. A causa disto pode ser apontada na falsa compreensão daquilo que é Revelação de Deus, como se ela  fosse só um conjunto de doutrina e conhecimentos que devemos aprender. Se a Revelação é isto então a catequese será também uma transmissão de doutrinas, simplesmente. Ora, precisamos superar estas ideias. É o que a Igreja nos propõe, principalmente com a Constituição Dogmática Dei Verbum (A Palavra de Deus) do Concílio Vaticano II. http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651118_dei-verbum_po.html

Texto retirado do Livro: LIMA, Luiz Alves de, Elementos Fundamentais da Catequese Renovada - EDITORA SALESIANA DOM BOSCO - SÃO PAULO - 1985.





quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Em que consiste Rezar?


 
 
 
 
Essa pergunta é muito pertinente para nós católicos.... todos, um dia, queremos chegar ao Céu e ver Cristo face a face! Mas você já parou para analisar suas ações e comportamento para consigo e com o próximo?!
 
Mas sem que fujamos do tema..... você sabe o que realmente é o Céu?
 
Tenha certeza que este é totalmente diferente daquele que conhecemos e contemplamos manhã e noite.... ensolarado e iluminado sob a luz do luar! Lindos....
Mas o que almejamos em nada se compara sua beleza pois vai além do que podemos ver... fala-se que é um sensação interminável do AMOR de Deus.
 
É  a vida perfeita com Santíssima Trindade, essa comunhão de vida e de amor com Ela, com a Virgem Maria, os anjos e todos os bem-aventurados, é denominada "o Céu". O Céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de felicidade suprema e definitiva.(1023 CIC)
 
Na glória do céu os bem-aventurados continuam a cumprir com alegria a vontade de Deus em relação aos outros homens e à criação inteira. Já reinam com Cristo; "com Ele reinarão pelos séculos dos séculos" (Ap 22,5; Mt 25, 21.23)
 
Pois viver no Céu é "viver com Cristo" (Jo 14,3; Fl 1,23; 1Ts 4,17). Os eleitos vivem "nele", mas lá conservam- ou melhor, lá encontram - sua verdadeira identidade, seu nome próprio. (Ap 2,17)
 
No tópico 158 do YouCat é dada a seguinte definição : "O Céu é um interminável momento de amor. Nada mais nos separa de Deus, porque  o nosso espírito ama o que  toda a vida procurou. Juntamente com os anjos e os santos, alegramo-nos ao lado de Deus e com Deus" [1023-1026, 1053 CIC]
 
 
 
 
 
 


sábado, 18 de outubro de 2014


 Fé,   acima de tudo, é firmeza, segurança, estabilidade próprias de Deus, que por isso mesmo é invocado como rocha, rochedo, apoio, ao passo que o homem nada mais é que pó, aragem, erva.
Indica ao mesmo tempo aceitação das verdades revelada e confiança em Deus cumpridor fiel de suas promessas. A fé  constitui-se elemento fundamental de toda a vida espiritual, sendo primeiro contato do homem com realidades divinas da revelação!
A fé é um dom sobrenatural de Deus. Para crer, o homem tema a necessidade dos auxílios interiores do espirito Santo.

No YouCat, fé nada mais é que conhecimento e confiança. Tem sete características:

- A fé é uma pura dádiva de Deus, que nós obtemos ser intensamente a pedirmos.

- A fé é a força sobrenatural de que necessariamente precisamos para alcançar a salvação.

- A fé requer a vontade livre e a lucidez do ser humano quando ele se abandona ao convite divino.

- A fé é absolutamente segura porque Jesus o garante.

- A fé é incompleta enquanto se tornar operante no amor.

- A fé cresce na medida em que escutamos cada vez melhor a Palavra de Deus e permanecemos com Ele, na oração, em vivo intercâmbio.

- A fé permite-nos já a experiência do alegre antegozo do céu.

Ninguém pode crer em si mesmo, como também ninguém consegue viver só para si mesmo. Recebemos a fé de Igreja e vivemo-la em comunhão com todas as pessoas com quem partilhamos a nossa fé!

Agora eu te pergunto: Como você tem vivido a sua fé?  Onde Está depositada a sua fé?! Deus tem sido a sua rocha?





domingo, 12 de outubro de 2014

UM TEMPO PARA CADA COISA Ecl 3, 1-8

" Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu:
tempo para nascer
e tempo para morrer;
tempo para plantar e
tempo para arrancar
o que se plantou.
Tempo para matar
e tempo de curar;
Tempo de demolir
e tempo de construir;
Tempo de chorar
e tempo de rir;
tempo de gemer
e tempo de dançar.
Tempo de atirar pedras
e tempo de ajunta-las;
tempo de abraçar
e tempo de apartar-se.
Tempo de procurar
e tempo de perder;
tempo de guardar
e tempo de jogar fora;
tempo de rasgar
e tempo de costurar;
tempo de calar
e tempo de falar.
Tampo de amar
e tempo de odiar
tempo de guerra e tempo de paz."