sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A SANTA MISSA - Parte 1


 
O que é a Missa?
 

A Missa é o memorial sacrificial no qual se perpetua o sacrifício da Cruz e o banquete sagrado da comunhão no Corpo e Sangue do Senhor.
 
A Missa é o ato de culto perfeito que Jesus nos deu para que, com Ele pudéssemos oferecer a Deus devida honra.
 
Jesus, o Grande Sacerdote, ofereceu-se a Si mesmo com vítima no Calvário, de uma vez para sempre, ao ser condenado À morte por seus verdugos. No entanto, você e eu não poderíamos estar ali, ao pé da Cruz, para nos unirmos com Jesus em sua oferta a Deus. Por esta razão, Jesus nos proporcionou o Santo Sacrifício da Missa, no qual o pão e o vinho se CONVERTEM em seu próprio corpo e sangue, separados ao morrer no Calvário; por isso se renova incessantemente o dom Dele mesmo ao Pai, proporcionando-nos o meio de nos unirmos a Ele em Seu oferecimento, dando-nos a oportunidade de tomar parte na Vítima que é oferecida. Na verdade, não pode haver melhor modo de Santificar o Dia do Senhor e de santificar os outros SEIS dias da semana.

 
Por que devemos participar da Missa?
 
O Terceiro Mandamento da Lei de Deus nos diz: "Guardar domingos e festas de guarda."
Sim, dizemos, mas COMO? Em sua função legisladora divinamente instituída, a Igreja responde a nossa pergunta dizendo que, sobretudo, guardaremos o Dia do Senhor assistindo ao Santo Sacrifício da Missa. Nosso tempo, assim como nós mesmos, pertence a Deus. Mas Deus e nossa Igreja são muitos generosos: do que pertence totalmente a Deus, pede-nos somente uma hora ( e nem mesmo uma hora completa) para assistir deliberadamente à  Missa dominical é pecado mortal, e a  Missa deve ser assistida inteira. A Missa é nossa oferta semanal a Deus e a Deus não se pode oferecer algo incompleto. Também nos obrigamos a estar física e mentalmente presentes na Missa.
 
 
 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário